Convidados

 

Pós-Dra. Susana de Araújo Gastal – Universidade Caxias do Sul, Brasil.
Professora Doutora Titular na Universidade de Caxias do Sul. É Pesquisadora e Orientadora do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade. Possui Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica Portuguesa (2012-2013). É Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) com a tese Alegorias urbanas: o passado como subterfúgio. Possui Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) com o título Imagens e identidade visual: a pintura em Porto Alegre, 1891-1930. Possui Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974). Atua na área de Turismo e na área cultural como editor, curador e produtor. Tem diversos livros publicados além de artigos em revistas acadêmicas. Foi diretora científica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) no biênio 2017-2019, já tendo exercido o cargo entre 2009-2011. Eleita em 2013 como Destaque em Pesquisa - ANPTUR. É bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 1. Foi reconhecida na categoria academia com o Prêmio Nacional do Turismo 2019 promovido pelo Ministério do Turismo do Brasil e é a editora científica da Revista Rosa dos Ventos desde 2010 (Link currículo http://lattes.cnpq.br/0363951380330385).
 
Dr. Fernando Rosa Dias – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
É Professor Auxiliar da Área de Ciências da Arte na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Possui Doutoramento em Ciências da Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) com o título A Nova-Figuração nas Artes Plásticas em Portugal (1958-1975). Mestre em História da Arte Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) com o título Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa (1910-1940). Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Foi Vice-Presidente do Conselho Científico, e coordenador dos 2º e 3º ciclo da Área de Ciências da Arte e do Património (2012-2016). Presidente da Comissão Científica do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Universidade de Lisboa e Politécnico de Lisboa) desde 2016. Tem organizado colóquios e exposições, editado livros e artigos, e coordenado edições, em torno de questões como a arte portuguesa do século XX, a Investigação em Arte, a Imagem, as vanguardas culturais, entre outros. Fundador e Coordenador Científico Geral da revista Convocarte – Revista digital de Ciências da Arte desde 2014. (Link currículo https://www.cienciavitae.pt/portal/961A-6ED3-B0EE)

Dra. Teresa Palma Rodrigues – Universidade Lusófona
Em 2001 licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e, em 2008, terminou o Mestrado em Pintura, na mesma instituição. Como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, terminou o Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Pintura (na FBAUL), em 2017, com a tese intitulada “Zona V (de Vago)”. Expõe regularmente desde 2000. Realizou várias exposições individuais, sobretudo enquanto representada pela Galeria Pedro Serrenho. Em 2015 expôs na Sala do Veado (MUHNAC), “Seguindo a Espera de um Vazio”. Participou em diversas colectivas em Portugal, Espanha, França, Itália, Irlanda (Link Culturefest, 2012), Brasil e Moçambique. Destaca-se a sua participação em “POVOpeople”, no Museu da Electricidade (2010) e no “Ciclo da Fotografia Portuguesa” (2013), no MuMA (Curitiba, Brasil). (Link currículo https://www.cienciavitae.pt/portal/5219-7457-DDF3)
 
Ms. Marco Noivo (moderador) – Universidade Lusófona
Concluiu o Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro em 2010 pela Universidade de Lisboa, Licenciatura em Turismo - Património e Informação Turística em 2000 pelo Instituto Superior de Novas Profissões e Bacharelato em Turismo - Património e Informação Turística em 1996 pelo Instituto Superior de Novas Profissões. É Professor Adjunto no Instituto Superior de Novas Profissões e Assistente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Atua na área de Ciências Sociais. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Fortificações - Torres Vedras (Portugal); Arquitectura militar - Portugal - séc.19; História militar - Portugal - séc.19; Turismo cultural; Turismo Cultural; Battlefield Tourism; Turismo Militar; Formação de Guias-intérpretes. Desde Outubro de 2019 é doutorando em Turismo na Universidade de Sevilla com incidência no estudo do Battlefield Tourism aplicado aos campos de batalha das guerras peninsulares em Portugal e Espanha. (Link currículo https://www.cienciavitae.pt/portal/0218-95B0-764A)

Ms. Bruna Alves Lobo – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Curadora e doutoranda em Ciências da Arte e Património pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde é investigadora nível colaborador do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), membro do Grupo de Ciências da Arte e desenvolve o estudo doutoral: Os artistas viajantes e o desenvolvimento da viagem cultural: os álbuns e as cartas de Francisco Vieira Portuense (1765-1805). Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a dissertação Fotografia e marketing: uma análise dos atrativos turísticos da cidade de João Pessoa, durante o mestrado  foi Representante Discente, fez estágio docência no curso de Turismo na disciplina Marketing Turístico, participou do programa de Docência Assistida REUNI-CAPES, prestando apoio à disciplina Estágio Supervisionado auxiliando os alunos para a vida profissional, co-autora do Manual de Estágio Supervisionado. Especialista em Docência Superior pela Universidade Gama e Filho (UGF) com a monografia: A prática do ensino superior em turismo e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o trabalho A motivação para viajar pelos artistas paraibanos. Trabalhou como professora do Curso de Bacharel em Turismo do Instituto de Educação Superior da Paraíba, foi orientadora e lecionou as disciplinas Planeamento Turístico e Trabalho de Conclusão de Curso. Foi contratada como Coordenadora de Artes da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, onde organizou exposições, curadorias, cursos, editais e eventos artísticos. (Link currículo https://www.cienciavitae.pt/portal/091D-9591-4B51)