Apresentação


ARTE E TURISMO: UMA RELAÇÃO VALOROSA?

Do ponto de vista da viagem, a arte está inserida numa vasta subdivisão dentro do conceito de turismo cultural, pois se estende desde às artes visuais (tradicional, moderna, aplicada e decorativa), artes performáticas (peças de teatro, concertos musicais) até à literatura. Para a sua devida utilização pelo turismo é necessária toda uma estrutura patrimonial e equipamentos disponíveis, que constituem em parte, o ponto de partida da atividade turística, como museus, catedrais e igrejas, castelos, casas históricas, galerias de arte, teatros e salas de concerto.  Devido a essa abrangência, a arte é reconhecida como o principal recurso do patrimônio cultural destinado ao uso turístico (Hughes, 2004, Jafari & Xiao, 2015).

Já no sentido inverso, o turismo é importante para as artes, pois estabelece rendimentos, instiga novas formas de arte, ajuda a ampliar o público consumidor para fora das fronteiras, fortalece a identidade e valores das pessoas envolvidas. Desse modo, a relação arte e turismo pode salvaguardar aspectos, que ultrapassam os patrimônios tangíveis e atingem também os intangíveis, melhorando de sobremaneira o potencial de desenvolvimento sustentável do destino. Para além disso, o turismo poderá contribuir para o uso da arte como meio de subsistência, principalmente em regiões remotas com valiosos recursos culturais, tais como o folclore e o costume (Rowan, 2013).

A partir dessas associações propomos a realização de uma mesa-redonda que provoque o corpo discente dos cursos de artes visuais e turismo para uma reflexão entre essas áreas, que há muito tempo estão relacionadas. Durante os séculos XVI e XVIII o papel cultural da viagem foi fundamental para a arte, pois possibilitou o desenvolvimento das carreiras artísticas, através do contato com a arte da antiguidade e encontro com os grandes mestres do Renascimento italiano, facilitou a difusão de obras de arte e do património antigo entre diferentes sociedades e corroborou com a documentação das terras colonizadas por meio das expedições científicas e missões artísticas. Nesse contexto, a ideia de viagem desenvolveu-se como prática sociocultural, concomitantemente com a pintura de paisagem, que ascendia como género dominante na Europa. Por um lado, a expansão e exploração imperial, por outro o desenvolvimento da imaginação por registos topográficos com mais personalidade artística que contribuíram para o reconhecimento dos ilustradores como artistas viajantes (Quilley, 2012). Depois do século XIX, devido aos avanços tecnológicos produzidos a partir da Revolução Industrial (1760-1840), a viagem se tornou discurso e fundamento teórico nos processos imaginativos, do tradicional diário de viagem, a chegada da tecnologia pela fotografia, seguida pelo vídeo, favoreceram o desenvolvimento de outras criações estimuladas pela viagem, que também passou por transformações com a evolução dos meios de transportes.

 

Referências

Hughes, H. (2004). Artes, entretenimento e Turismo. São Paulo: Roca. 

Jafari, J. & Xiao, H. (Ed.). (2015). Encyclopedia of tourism. London: Springer. 

Quilley, Geoff (2012). Re-enacting Art and Travel. Art & Environment.Tate Papers, n.17, Spring.Retrieved from:https://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/17/re-enacting-art-and-travel

Rowan, Jane (2013). Art for sustainable livehoods: workshops, cultural heritage tourism and festivals. In: Sarmento, João Brito-Henriques, Eduardo (Ed.). Tourism in the global south: heritages, identities and development. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos. 157-178.





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